Logo Obia Logo NIC.br Logo CGI.br

História

Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial

O Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial (OBIA) integra o Eixo 5 do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), divulgado em julho de 2024 pelo Governo Federal, e faz parte das ações estratégicas do EIXO 2 (Governança de IA) da Estratégia Brasileira de IA (EBIA) conforme portaria MCTI nº 4.617 de 6 de abril de 2021.


Sob responsabilidade do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o propósito de se tornar a principal plataforma de monitoramento dos usos da IA no país, conta com a participação de profissionais dos diversos departamentos do NIC.br e de uma rede de parceiros externos, tais como o Centro de Gerenciamento e Estudos Estratégicos (CGEE), a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), o Centro de Inteligência Artificial da USP (Center for Artificial Intelligence – C4AI), entre outros.

PBIA – Plano Brasileiro de IA

Marco histórico para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação entregou o PBIA à Presidência da República durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O plano visa inserir o Brasil como um protagonista no cenário global e uma referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, incluindo o setor público.

 

Com um investimento total de R$ 23 bilhões em quatro anos, atua em diversos eixos tais como:

  • Eixo 1 - Infraestrutura e Desenvolvimento de IA
  • Eixo 2 – Difusão, Formação e Capacitação em IA
  • Eixo 3 – IA para Melhoria dos Serviços Públicos
  • Eixo 4 – IA para Inovação Empresarial
  • Eixo 5 – Apoio ao Processo Regulatório e de Governança da IA

 

“Consolidação do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial (OBIA) como principal plataforma de inteligência sobre a IA no Brasil” é uma ação constante do eixo 5.


Acesse o PBIA completo aqui: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/07/plano-brasileiro-de-ia-tera-supercomputador-e-investimento-de-r-23-bilhoes-em-quatro-anos/ia_para_o_bem_de_todos.pdf/view

EBIA – Estratégia Brasileira de IA

Instituída pela Portaria MCTI nº 4.617, de 6 de abril de 2021, alterada pela Portaria MCTI nº 4.979, de 13 de julho de 2021, a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) assumiu o papel de nortear as ações do Estado brasileiro em prol do desenvolvimento das ações, em suas várias vertentes, que estimulem a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial, bem como, seu uso consciente, ético e em prol de um futuro melhor.

Alinhada às diretrizes da OCDE endossadas pelo Brasil, a EBIA fundamenta-se nos cinco princípios definidos pela Organização para uma gestão responsável dos sistemas de IA, quais sejam:

  1. crescimento inclusivo, o desenvolvimento sustentável e o bem-estar;
  2. valores centrados no ser humano e na equidade;
  3. transparência e explicabilidade;
  4. robustez, segurança e proteção e
  5. a responsabilização ou a prestação de contas (accountability).

A EBIA define nove eixos prioritários para o contexto da IA sendo 3 eixos transversais (horizontais) e 6 verticais.

Sobre o OBIA - Observatório Brasileiro de IA

O OBIA tem como objetivo compilar, registrar e prover informações sobre os avanços das tecnologias de IA.

Propõe três grandes eixos de atuação:

  1. Reunir dados brasileiros sobre uso e adoção de Inteligência Artificial por diferentes setores, como educacional, setores da economia, governamental, saúde e outros.
  2. Manter um repositório de documentos orientadores na área, oriundos de todos os locais do mundo e,
  3. Atuar como “ponto de troca de informações” entre os centros de IA operando no Brasil: o IAX.

 

O CGI.br e NIC.br ao longo da última década estiveram envolvidos nos grandes debates nacionais associados aos processos de transformação digital, da criação de um marco civil para a Internet, e mais recentemente, no tema da Inteligência Artificial.

 

O tema da IA está presente em muitos projetos do NIC.br, como o OBIA, a produção de estatísticas sobre a adoção de sistemas baseados em IA em diferentes setores da economia, e na produção de conhecimento na área.

Acesse também