Centros de IA no Brasil
Os centros de IA são importantes motores para o desenvolvimento da IA com recursos brasileiros, sejam aqueles dedicados à IA da academia, sejam centros de pesquisa em IA de origem privada. Conhecê-los é de fundamental importância para estabelecer uma rede de cooperação e troca de informação: o IA eXchange, ou IAX.
O IAX é um eixo importante de atuação do OBIA e visa a criação e manutenção de uma rede robusta de cooperação entre os diversos centros de Inteligência Artificial, englobando tanto iniciativas privadas quanto públicas. Este eixo é fundamental para promover a troca de conhecimento, recursos e melhores práticas entre as instituições dedicadas ao avanço da IA no Brasil.
Através do IAX, buscamos facilitar a comunicação e a colaboração entre esses centros, criando um ambiente propício para a inovação conjunta e o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente os diferentes setores da sociedade. Esta rede de cooperação é essencial para consolidar o Brasil como um líder global na pesquisa, desenvolvimento e aplicação da Inteligência Artificial.
Centros de IA de iniciativa pública
Com o intuito de estimular a pesquisa aplicada e, com ela, a inovação, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério das Comunicações (MCom) fomentam a criação de centros de engenharia aplicada e centros de pesquisa aplicada no país.
Centros Mapeados
Confira a relação dos centros ativos no Brasil.
Somente com contribuições da iniciativa pública, constam mais de 10 centros alocados em diversas instituições sede e distribuídos em diversos estados brasileiros, com foco em indústria, saúde, cidades, agropecuária e segurança cibernética, entre outros.
Caso note algum centro de IA em operação que não faça parte dessa lista, de iniciativa privada ou pública, entre em contato conosco aqui.